Martina Lussi vive e trabalha em Lucerna (Suíça). Possui um Mestrado em Prática de Artes Contemporâneas. Ela cria composições musicais, desenvolve instalações e se apresenta ao vivo em vários contextos para revisar continuamente seu material sob diferentes ângulos. Lussi teve instalações e trabalhos apresentados em várias exposições, sendo mais recentemente no Swiss Art Awards 2019 na Basileia. Seu último álbum „Diffusion Is a Force“ foi publicado pela editora francesa Latency em janeiro de 2019. Em seu trabalho, ela desafia dicotomias como consciente / inconsciente, poder / impotência e dentro / fora.

https://martinalussi.com


Martina Lussi tem interesse em meditação e hipnose. Durante a residência ela trabalhou na criação de uma peça sonora para fones de ouvido. Essa peça foi realizada com gravações de campo feitas na Serrinha do Alambari, incluindo sons de passos, respiração, fragmentos de vozes e interferências eletromagnéticas. A maioria de suas gravações foram feitas com microfones binaurais durante caminhadas. Seu interesse é explorar a fluidez entre a percepção interior do corpo e os sons que temos ao redor.

Em sua apresentação, Martina nos conduziu em um passeio/escuta onde os sons da Serrinha e de nossos paSssos se misturavam à sua composição de trechos sonoros previamente captados com microfones binaurais. Durante o percurso de final de tarde, vagalumes foram atraídos pela brasa dos incensos. Em sincronia com o ambiente, Martina nos proporcionou uma experiência interessante de percepção entre interior e exterior corporal.