Flaviana Lasan é licenciada em artes visuais - UEMG e pós-graduada em Ensino de História e América Latina - UNILA. Investiga a história da arte produzida por mulheres e metodologias do ensino de arte nos movimentos sociais, atravessados pelo mercado de arte. Atualmente atua na produção artística e curadoria do Festival Audiovisual de Cultura - FAC; da organização da JUNTA; na concepção artística do Festival Agroecológico de Cultura e Arte - FACA/CBA e também como curadora convidada de exposições no Sesc Palladium e Fundação Clóvis Salgado. Como artista propõe investigações históricas nas simbologias tratadas na invenção da raça.

Em 2014 ganhou o prêmio Jovens Artistas Plug Minas com exposição sobre a obra de Manoel de Barros. Com trabalhos no cinema, na performance e em instalações, atualmente se dedica ao uso de papel químico como suporte para desenhos, pinturas, xerografias e invenções.

“Na curadoria e educação - para mim indissociáveis - quero explorar as possibilidades da arte como ferramenta de reflexão sobre a relação entre o homem e a natureza, e como forma de valorizar o trabalho dos agricultores e camponeses.”

A partir do encontro com o espaço da residência, com comunidades de camponeses, com o território camponês, com a vegetação e as intervenções feitas, pretende desenvolver um dossiê derivado do olhar para a paisagem, a partir das comunidades locais visitadas construindo relações entre o que elas veem, a partir da escuta de suas histórias dentro da pergunta “O que você aprendeu/aprende com a paisagem?”.

Este dossiê será elaborado de várias formas, desde digitais ou manuais, a entender pelo processo que se constituirá na residência, e sua configuração final ainda não está demarcada, porém com a certeza de imagens das paisagens um fator determinante, construída pelo imaginário (o que ela foi) ou na concretude de sua existência (como está).

linktr.ee/flaviana.lasan
linkedin.com/in/flavianalasan
instagram.com/flaviana.lasan


Título: O QUE VOCÊ ESTÁ APRENDENDO COM A PAISAGEM.
Técnica: Seda envernizada, tinta serigráfica e impressão fotográfica em pvc sobre madeira.
Dimensões: 220 cm (altura) x 120 cm (largura) x 20cm (profundidade)
Depoimentos/vozes: Allan Iwama, Cleucione Marina, Fernanda Alves Lima, Hemak Verkron, Mayara Roberta Cunha, Maurício da Fonseca, Simone da Silva Martins, Vera Rodrigues
Ano: 2023

Título: FAZ DE UM PONTO UMA TERRA.
Técnica: Site specific
Dimensões: variadas
Ano: 2023