Landra. Formada por Sara Rodrigues e Rodrigo B. Camacho, Landra é o nome dado à terra e à prática da dupla de artistas, prestando homenagem às bolotas, chamadas de “landras” no norte de Portugal. Para além dos estudos em belas artes e música, formaram-se também em permacultura e microbiologia, investigando e aplicando estes conhecimentos na prática. Os seus projetos desenvolvem-se por via da composição audiovisual, da performance, da instalação e da intervenção no espaço público. Interessam-se pela criação de sistemas que continuem no tempo de forma orgânica; que apresentem flexibilidade e capacidade de resposta face à mudança constante. A sua pesquisa insere-se no campo da ecologia, de ecossistemas - micro e macro - e práticas agroflorestais, questionando formas de poder e controle que materializam o mundo atual e procurando formas ecossociais de regeneração.

Durante a Residência, a dupla de artistas convidados Sara e Rodrigo desenvolveram sua pesquisa no contexto da Grande Sucessão - um enquadramento conceitual e narrativo principal - onde articularam todas as descobertas científicas feitas durante a residência (no decorrer de visitas de estudo, entrevistas e análises de amostras de solo). Através de instalação, performance, composição multimídia e intervenções no espaço público, eles querem contar essa história: a história da grande sucessão ecológica de todos os biomas terrestres, de modo a fazer com que o público se questione sobre onde é que a sua própria cultura se situa nessa grande narrativa.

landra.pt/projetos-artisticos.html
www.sara-rodrigues.com
instagram.com/landra.pt


Título: Reforma Agrária: de 1000 para 0.1
Técnica: Performance participativa: guião; quadrado de terra (12x12m); milho transgénico triturado; equipamentos de laboratório; gravetos de bambu; serapilheira florestal; composto líquido; folhas de bananeira (12x12cm); purê de inhame e mandioca, e plantas da serrinha do Alambari cozinhadas;
Instalação: amostras de terra (terra revirada de fazenda em Queluz, campo de milho e pasto sazonal na Capelinha, horta caseira e solo florestal na Serrinha do Alambari); gravura em pedra; placas de vidro; microscópio; video 5’ em tablet.
Dimensões: variadas