“Micro Loop Macro Cycle - in 13:15s & 1145 mb”

“Micro Loop Macro Cycle” é uma série de instalações, vídeos e perfor- mance que investiga o sistema cíclico ambiental por meio do estudos de diferentes estados da água. O som é o material principal desse projeto, e também o meio de comunicação que revela informações sônicas abrangentes sobre os estados dinâmicos do tempo e do espaço atuais.

A água é a substância mais comum na Terra, que carrega vida e existe quase em todos os sistemas do ciclo biogeoquímico. Por isso, ela está altamente conectada às condições do entorno: desde mudanças ambientais de grande escala até escalas moleculares como ondas de energia e substâncias químicas. Essas noções e observações de água nos permitem obter insights sobre interações sistemáticas e fornecer medidas e conexões que indiquem nossa relação com a natureza.

O ponto focal desse projeto é apresentar de que forma um evento minúsculo – uma gota d’água, ou um estalo de um derretimento de gelo em um determinado sistema de ciclo – cria um fluxo de feedbacks que podem ser vistos como um todo. E também apresentar como cada aspecto dentro do sistema está interconectado e é capaz de, sozinho, revelar um quadro maior.

Por meio de software personalizado e design de som, a paisagem sonora escondida dentro de um determinado campo de água está sendo capturada com o microfone dentro do gelo, e amplificada com dois alto-falantes segurando pelo artista. Como o gelo derrete aos poucos, devido às várias condições do ambiente, o som espelha esse processo natural, produzindo imagens sonoras que mudam constantemente.

O performer revela esses resultados imprevisíveis e únicos por meio de seu movimento corporal em relação ao espaço: já que mover a posição dos alto-falantes em torno do gelo cria uma paisagem sonora multidi- mensional, que ilustra a imagem espacial em perspectivas dinâmicas e tempo; já que um micro evento é realimentado dentro do campo do sistema de ciclo, que eventualmente é desenvolvido para um loop de feedback sonoro que descreve o momento fragmentário da realidade. Essas propriedades da interação afetam o estado de espírito do artista de forma extensiva no tempo-espaço presente que, portanto, é incor- porado ao sistema do ciclo.

Aloïs Yang, born in 1986 Dax, France, raised in Taiwan, now based in Berlin, is a media artist, interaction designer and experimental musician who produces work that explores the relation and interaction between people, sound, and the external world. His work is influenced both by scientific reference and human imperfection of understanding the nature.

He overcomes the separation of art forms and genres with an integrated creative approach. He uses a wide range of media, from interactive installation to speculative design prototype and live audiovisual performance.

Interaction in Yang’s work takes place not just in objective reality, but also inside of intimate experience and imaginative projection. These includes traveling among such varied subjects as brain function, facial expression, micro/macro realities, virtual time-space, starlight, apocalypse, and the beginning of the Universe.

aloisyang.com