Adriana Alves é geóloga e doutora em geociências pela USP, onde também fez pós-doutorado. Ela estuda a Província Magmática do Paraná-Etendeka (PMP), resultado de uma grande erupção vulcânica há mais ou menos 134 milhões de anos e que marca o início da formação do oceano Atlântico no território que hoje conhecemos como Brasil.

Sua investigação busca identificar principalmente os gases que foram liberados na atmosfera nesse evento. Sua atuação se estende para a Comissão de Ética e Direitos Humanos do Instituto de Geociências na USP, a qual ela preside, e à luta contra o racismo na ciência. Além da pesquisa científica e da docência, Adriana também divide seu tempo sendo mãe das pequenas Flora e Serena.



Durante a Residência, Adriana nos conduziu em uma caminhada pelo Planalto do Parque Nacional do Itatiaia, um território com formações rochosas históricas. Nossa expedição é uma das experiências propostas a fim de observar, escutar, conhecer e pesquisar por esse território tão rico em sua biodiversidade e história.⠀