Pierre Fonseca, 1981, é um Artista visual brasileiro e pesquisador Livre, formado pela Escola de Belas Artes UFMG. Desenvolve trabalhos e ações transdisciplinares entre os campos expandidos das artes, música, educação, política, tecnologia, ciências sociais e biológicas. Um dos Criadores e gestor da residência artística ENCOMODO pela EBA/UFMG 2009-2012. Foi ganhador do prêmio de Residência Artística CCULT UFMG 2012. No ano seguinte é selecionado como artista residente da quinta edição do programa Bolsa Pampulha BH 2013/¬2014, Participa do Programa de Residência Internacional J.A.C.A. Belo Horizonte em 2014, no mesmo ano participa do Prêmio REDE Nacional Funarte Artes Visuais - 11° edição com o projeto Ervanaria Móvel. Em 2015 participa da exposição internacional CRU - Comida, Transformação e Arte no CCBB Brasília. É professor convidado do curso de engenharia aeroespacial UFMG e também criador e gestor do laboratório MEDULA¬LAB que desenvolve pesquisas e produções transdisciplinares entre arte, ciências e tecnologia pela Escola de Engenharia/UFMG 2010-2017.

Nos últimos anos o artista vem se interessando pelas relações homem natureza em detrimento do distanciamento da espécie com a harmonia orgânica do seu meio ambiente. Desenvolvendo produções e experimentos em direção a uma reconexão com essa sintonia perdida, criando trabalhos que interligam os campos culturais, científicos e humanos, fundamentando sua pesquisa em parceria com laboratórios e universidades. Trabalhou com temas relacionados a ecotecnologia, modos de vidas sustentáveis, exploração mineral, plantas medicinais, mimetismo social.

MÁQUINAS DE CONEXÃO

A proposta Máquinas de Conexão desenvolveu uma investigação entre o som e as relações homem e meio ambiente, partindo da experimentação e construção de dispositivos que exploraram os campos sinestésicos do ser humano e sua conexão direta com os sons e vibrações dos espaços naturais em busca de um equilíbrio entre o corpo a mente e terra.

A proposta investigou a resiliência no seu sentido ambiental, na capacidade que determinado ambiente possui de recuperar seu equilíbrio e retornar ao estado original de harmonia após ter sofrido alguma espécie de perturbação. Em Máquinas de Conexão o meio ambiente foi investigado em sua capacidade sonora, buscando através desta, restabelecer o equilíbrio do ser humano em sua relação harmônica com a natureza.

O trabalho surgiu de conversas com “seu Adão,” raizeiro e benzedor do Vale do Jequitinhonha. Segundo ele o simples contato com a natureza alimenta o sublime e o espírito; exercício este que nos livra de muitas doenças e fortalece o corpo através de uma conexão íntima com as forças e manifestações da natureza. Segundo ele, ouvir os cantos dos pássaros, barulho das águas e o vento batendo nas folhas das árvores e um ótimo exercício para se curar o espírito.

DISPOSITIVO 0.1

conexão som corpo mente água

DISPOSITIVO 0.2

conexão troca canto pássaro alimentação