Oksana Rudko nasceu na Sibéria, em Khakassia, Rússia. Emigrou da Rússia para o Brasil em 2022. Vive e trabalha em São Paulo. Em sua prática artística, ela aborda os temas do pós-humanismo e se concentra no estudo do som, migração, transformação incessante e a busca por um milagre. Ela se volta para a colocação do som em locais incaracterísticos, à colisão de diferentes mídias, convertendo uma fotografia pessoal em gravação sonora e gravações de áudio de campo em imagens. Trabalha com arte sonora, foto, instalação, intervenção, impressão manual, escultura, videoarte, texto. Desde 2020 é fundadora e uma das participantes da associação de artistas Bagryanka.

“Sou inspirado pela busca de experiências autênticas de interação e manutenção de um relacionamento frutífero entre os seres humanos e a natureza, descobrindo as possibilidades de uma existência harmoniosa e contínua na Terra.Podemos influenciar a preservação e a prosperidade de aspectos da agricultura e do mundo rural através de histórias poéticas e lendas antigas, mensagens únicas, segredos e ideias humanas? Vale a pena cavar fundo para transmitir essas mensagens a todas as raízes, águas subterrâneas e sementes do planeta? Nosso diálogo com sistemas não humanos é possível ou estamos prestes a perder? Como parte da residência, busquei respostas para essas perguntas em discussões com outros participantes da residência e com as comunidades locais.”

Durante a Residência, a artista pesquisou sobre as práticas brasileiras existentes de falar com a terra enquanto ela está sendo cultivada. Por meio de conversas com curadores, camponeses, cientistas, pesquisadores e agricultores, observando a experiência da interação da população rural moderna com os solos, ela realizou entrevistas curtas, onde coletou tradições agrícolas indescritíveis, lendas da comunidade local, notas do presente, segredos do passado e sonhos dos fazendeiros. Com base nessa coleta e interação, ela documentou e criou um retrato audiovisual polifônico da Serrinha do Alambari 2023, intercalado com sons de lugares, rostos, fotografias, sonhos e ideias para um futuro sustentável da agricultura.

SoundCloud do projeto
oks-rudko.tumblr.com
instagram.com/oks_rudko


Título: Notas para um buraco
Técnica: manual transferência de digital colagem sonoro em tecido
Dimensões: 250x150 cm
Ano: 2023